5 Dicas infalíveis de como conseguir seu primeiro emprego

Confira as oportunidades disponíveis (muitas desconhecidas) para você finalmente começar a trabalhar

publicidade

Assim que concluem o Ensino Médio, muitos jovens já vão logo à procura do seu primeiro emprego. Apesar de ser um pouco difícil, não há nada impossível. A seguir, trouxemos 5 dicas infalíveis de como conseguir seu primeiro emprego para que você possa ingressar no mercado de trabalho!

5 Dicas infalíveis de como conseguir seu primeiro emprego
5 Dicas infalíveis de como conseguir seu primeiro emprego (Imagem: Divulgação)

Conseguir o primeiro emprego é um dos passos mais importantes na vida de um jovem. Ele marca o início da caminhada profissional e permite que o jovem adquira novas experiências e conhecimentos, que por sinal, serão bastante válidas para a sua “bagagem”.

publicidade

Além disso, o mercado de trabalho também oferece muitos desafios, que no final, sempre servem de aprendizado para se tornar um profissional ainda melhor.

É normal os jovens terem dúvidas sobre como conquistar o seu lugar no mercado de trabalho pela primeira vez, ainda mais sem muita experiência ou na maioria das vezes, sem nenhuma.

Mesmo com o cenário parecendo difícil, saiba que não há nada impossível. Para lhe ajudar nessa jornada, listamos a seguir 5 dicas infalíveis de como conseguir seu primeiro emprego. Confira!

Para receber vagas, basta se cadastrar

5 – Procure por vagas em sites de divulgação

Uma ótima dica para quem está procurando pelo primeiro emprego, é acessando sites especializados em divulgação de vagas.

Nesses sites, é possível encontrar oportunidades de trabalho bem próximas a você e ainda filtrar o ramo que você deseja trabalhar. Além de praticidade e economia de tempo, buscando por vagas em sites especializados você consegue ter um leque de opções.

4 – Prepare o currículo de acordo com a vaga

Você sabia que o currículo é um dos documentos mais importantes em uma entrevista de emprego, por exemplo?! É válido salientar que ele deve refletir o que é pedido na vaga. Ou seja, não recheie o documento com experiências que não têm qualquer tipo de conexão com os requisitos que são pedidos pela empresa.

Destaque suas habilidades, conhecimentos e experiências. Deixe claro também os seus pontos fortes e competências.

Em relação ao formato do currículo, lembre-se que a simplicidade é sempre a melhor escolha. Coloque apenas o necessário!

3 – Prepare-se bem para a entrevista de emprego

Uma outra dica importante para conseguir o primeiro emprego, é se preparar com antecedência para a entrevista de emprego.

É normal ficar nervoso (a) assim que é chamado para uma entrevista. Por isso, é importante se preparar bem para que na hora não cometa nenhum erro ou você não consiga se sair do jeito que esperava.

A dica do Clube de Vagas é: pesquise com antecedência sobre a história, valores e resultados da empresa. Além disso, também vista-se de acordo com o ambiente. Ou seja, se o lugar é formal, vá com trajes formais. Se a empresa tem um ambiente de trabalho mais descontraído, vá com trajes mais discretos.

2 – Comece um trabalho freelancer ou temporário

Você sabia que o trabalho freelancer ou temporário é uma ótima opção para aqueles que estão em busca do primeiro emprego?! Muitas vezes, eles oferecem até melhores remunerações do que o trabalho com carteira assinada.

Além da boa remuneração, trabalhos desse tipo podem se transformar em uma contratação em tempo integral.

No freelancer, por exemplo, há uma vantagem ainda maior, visto que você mesmo pode fazer o seu horário. O que é uma vantagem para aqueles que querem trabalhar e se especializar ao mesmo tempo.

1 – Tenha persistência

Por último, mas não menos importante: tenha persistência! A persistência é a chave para o sucesso. Então, não desista no primeiro “não”. Continue dando o seu melhor e buscando pelas melhores oportunidades.

Ao longo da sua jornada sempre vai existir muitos “nãos” e pessoas para lhe deixarem pra baixo. Mas lembre-se que todo profissional bem sucedido já passou por fases difíceis e ruins!