5 dicas infalíveis para se sair bem na primeira entrevista de emprego

Está se preparando para a sua primeira entrevista de emprego? Confira as melhores dicas para se sair bem e conseguir a tão desejada vaga!

publicidade

Sabemos que a entrevista é um processo bastante temido por aqueles que estão em busca de ingressar no mercado de trabalho. Medo, insegurança e ansiedade podem se misturar nessa hora, o que é normal acontecer. Porém, pode ser que todos esses sentimentos acabem atrapalhando nesse momento tão importante. Para te ajudar nesse processo e fazer com que você possa garantir a tão desejada vaga, listamos 5 dicas infalíveis para se sair bem na primeira entrevista de emprego! 

5 dicas infalíveis para se sair bem na primeira entrevista de emprego (Imagem: Divulgação)

A entrevista de emprego é aquele processo que muitas pessoas precisam passar para ingressar no mercado de trabalho, principalmente aquelas que estão entrando agora. 

publicidade

Apesar do medo, insegurança e muita ansiedade (sentimentos que é normal sentir), você pode sim mostrar seu potencial e convencer o recrutador de que é o candidato mais adequado para a vaga em questão. 

5 – Escolha bem o que vestir

Esse é um dos detalhes mais importantes em uma entrevista de emprego. Sabe aquele ditado: A primeira impressão é a que fica? Ele cai muito bem nessas horas! 

É de suma importância que você se vista adequadamente em uma entrevista de emprego. Caso a empresa seja mais formal, opte ir com uma roupa mais social e composta. Já se a vaga for para algo mais esportivo, você pode colocar uma calça jeans e uma blusa. 

Para receber vagas, basta se cadastrar

4 – Estude sobre a vaga e a empresa

Você já pensou, o recrutador te perguntar detalhes sobre a vaga em que está concorrendo ou sobre a empresa e você não saber? Então, antes de ir para a entrevista de emprego, procure estudar sobre a vaga e a empresa em questão. 

A internet está ai ao seu favor. Então, use e abuse para investigar e descobrir tudo sobre a empresa. Ou seja, sobre a história, o que ela faz, o que produz, qual o tamanho, se é nacional ou não, quem são os concorrentes, como ela está em relação à concorrência e entre outras. 

3 – Tome cuidado com a sua fala

Uma outra dica bastante importante para se sair bem na primeira entrevista de emprego é ter cuidado com o que vai falar e também com a forma. Evite erros de português e gírias. 

2 – Valorize sua experiência acadêmica

Você sabia que em uma entrevista de emprego uma das coisas que mais pesam são as experiências anteriores? Nesse caso, como é a sua primeira entrevista de emprego, muito provavelmente você não terá muitas experiências, e o recrutador já sabe disso. 

Porém, isso não vai fazer com que você fique calado ou não “coloque na mesa” as suas experiências já vividas na escola/faculdade. Fale sobres seus trabalhos desenvolvidos, como TCC e Monografias, por exemplo. 

Também fale sobre suas participações em seminários, congressos ou cursos de aperfeiçoamento, caso já tenha participado antes.

1 – Seja você mesmo 

Por último, mas não mesmo importante: Seja você mesmo! Não adianta criar um personagem em uma entrevista de emprego, pois o recrutador uma hora ou outra vai perceber. 

Não elabore mentiras ou histórias sofisticadas só para querer impressionar. Seja você mesmo e tudo sairá conforme tem que ser!