Cronograma Prouni 2024: datas atualizadas da inscrição ao resultado

Deseja estudar em faculdade particular e procura pelos próximos passos para conseguir bolsa 100%? Com o cronograma Prouni 2024, você fica por dentro de todas as datas e se prepara para concorrer à uma das vagas distribuídas entre várias universidades particulares. Confira aqui o cronograma Prouni 2024.

Cronograma Prouni 2024 (Fonte: Reprodução | Governo Federal)

O que é o ProUni?

O ProUni, sigla para Programa Universidade para Todos, foi criado pelo Governo Federal com a finalidade de distribuir vagas para estudantes de todo o Brasil estudem em faculdades particulares 100% gratuitas.

Desta forma, os estudantes podem concorrer às vagas e também a bolsas de 100% ou de 50%, viabilizando o acesso à educação.

Conteúdo Relacionado

Cursos mais fáceis do Priouni 2024

Descubra quais são as opções de cursos mais fáceis para você entrar na faculdade!
EU QUERO SABER
*Você permanecerá no site atual
X
Cursos mais fáceis do Priouni 2024
EU QUERO SABER *Você permanecerá no site atual
Certificado gratuito de conclusão dos estudos
Financiamento estudantil com juros baixos
Inscrições Prouni 2024
Cursos gratuitos no SESC

Assim, para garantir que alunos de baixa renda e de escolas públicas acessem o ensino superior privado.

Cronograma Prouni 2024 (Fonte: Reprodução | Governo Federal)

Logo, estudantes de escolas públicas e bolsistas integrais poderão receber bolsas 100% em cursos particulares de todo o país.

Variavel
source
Para receber vagas, basta se cadastrar

Para 2024, o Governo Federal divulgou a relação de vagas e o cronograma ProUni 2024. Portanto, confira as datas disponíveis para o ano.

Cronograma Prouni 2024

As bolsas Prouni estão disponíveis para alunos que finalizaram o ensino médio. Portanto, estão aptos a concorrer a uma das vagas para o seu curso e faculdade desejada.

Assim, além dos requisitos necessários às vagas, é necessário máxima atenção ao cronograma ProUni 2024 para não perder os prazos.

  1. Prazo de Inscrições: ocorrem entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2024;
  2. Primeira lista Prouni 2024: divulgação em 02 de março;
  3. Documentação: alunos aprovados em primeira chamada deverão apresentar os documentos solicitados entre os dias 03 e 14 de março;
  4. Segunda lista Prouni 2024: publicação em 21 de março;
  5. Documentação: alunos aprovados em segunda chamada deverão apresentar os documentos solicitados entre os dias 21 e 29 de março;
  6. Lista de espera: não foi aprovado na primeira ou segunda chamada? O Prouni disponibilizará entre 04 e 05 de abril as inscrições para lista de espera;
  7. Candidatos aprovados da lista de espera: assim, caso seja aprovado, o candidato deverá apresentar documentos entre 8 e 13 de abril. Logo, a lista será publicada em 07 de abril.

Desta forma, alunos que perderam o prazo de inscrição, poderão participar somente no segundo semestre de 2024.

Conteúdo relacionado

SISU: Bolsa de até 100%

Com o SISU, você poderá conseguir bolsas de estudo de até 100% no curso superior. Confira mais detalhes sobre o programa1
Conferir
*Você permanecerá no site atual
X
SISU: Bolsa de até 100%
Conferir *Você permanecerá no site atual

Requisitos para concorrer ao Prouni 2024

Para concluir o processo e conquistar sua vaga, atente-se aos requisitos solicitados pelo ProUni 2024:

  • ENEM: ainda que a faculdade pretendida possua vestibular próprio, o aluno que deseja bolsa integral deverá, assim, prestar a prova ENEM no ano anterior (2023);
  • Nota ENEM: assim, além de prestar a prova, é necessário notas mínimas de 450 pontos nas 4 matérias e o candidato deverá pontuar na redação. Desta forma, será eliminado o candidato que zerar a redação.
  • Aluno de escola particular: estará apto a bolsa se comprar que estudou todo o ensino médio com bolsa integral;
  • Aluno de escola pública: alunos que estudaram em escola pública poderão concorrer às bolsas;
  • Critérios financeiros: alunos de escola pública e particular deverão comprovar renda per capta de 1 salário e meio; assim, o critério vale para os dois itens anteriores.
  • PCD: alunos com necessidades especiais poderão concorrer às bolsas sem considerar o critério acima.
  • Professores: educadores que desejam cursar cursos de pedagogia ou licenciatura, e atuam em escolas públicas poderão, assim, concorrer sem comprovar renda.

Assim, para fazer jus às bolsas, os alunos deverão cumprir tais requisitos. Além disso, as maiores notas ENEM estarão nos primeiros lugares da lista de primeira chamada.

Cindy Borges
Professora de Direito, Filosofia e Sociologia. Especialista em Direitos Humanos, Filosofia e História. Redatora por amor e pianista de coração.