Estágio: 4 dicas importantes para você ser efetivado na empresa

O estagiário pode ser efetivado após o período de experiência. Confira dicas importantes para conseguir ser efetivado na empresa em que você está atuando!

publicidade

O Estágio é, sem dúvidas, uma das mais importantes oportunidades para os estudantes que estão na faculdade. Através dele, os estudantes conseguem obter novas experiências e ainda colocar em prática boa parte do que aprendem em sala de aula. Além disso, o estagiário ainda tem a chance de ser efetivado no emprego. 

Vários cursos têm o Estágio como requisito obrigatória para a conclusão da graduação. O mesmo é regulamentado pela Lei 11.788, de 2008, que detalha todas as características da experiência. 

Estágio
Estágio: 4 dicas importantes para você ser efetivado na empresa (Imagem: Reprodução/Web)
publicidade

Mesmo ainda estando na faculdade, todo estudante deseja estar empregado na área em que está estudando. Mesmo sendo estagiário, o estudante precisa entregar o melhor de si, pois essa é também uma oportunidade para ser efetivado no emprego. 

Dependendo da dedicação e desempenho do estagiário, algumas empresas costumam contratar como funcionário após o período da experiência, ou até mesmo antes. 

Se você quer ser efetivado durante ou após o estágio, é importante ficar atento às dicas que vamos listar logo a seguir. Continue nos acompanhando e saiba como se destacar no estágio para aumentar a sua chance de efetivação na área em que está cursando! 

Para receber vagas, basta se cadastrar

Conheça a empresa

É de suma importância que você conheça o perfil da empresa em que está estagiando. Procure por informações sobre a cultura organizacional do seu local de trabalho, seus costumes, o que ela faz, o que produz, qual o tamanho, se é nacional ou não, quem são os concorrentes, como ela está em relação à concorrência e mais. 

Conhecendo a empresa, você consegue evitar muitos erros que podem causar uma má primeira impressão. 

Tenha um bom desempenho e dê o melhor de si 

Toda empresa gosta de um funcionário proativo e que entregue o melhor de si. Ou seja, que faz de tudo para contribuir para o crescimento da empresa

. Sendo assim, dê sempre o melhor de si, sugira novas ideias com base em seus conhecimentos para otimizar os processo, leve inovação e coloque em prática tudo o que aprende em sala de aula. 

Seja comunicativo

Não seja aquele estagiário calado, que tem vergonha de mostrar o que sabe ou o que ainda não sabe. Não tenha medo de expor as suas ideias e inovações que vão contribuir para o crescimento da empresa. 

Sempre que necessário, interaja com seus colegas e troque experiências. Isso vai ser bom tanto para eles, quanto para você. 

Foque no aprendizado

O estágio é, de modo geral, a melhor oportunidade para obter novas experiências e aprender ainda mais sobre a área em que você está se formando. Sendo assim, foque no aprendizado, mostre que você está ali também para aprender e que está sempre disposto à isso.