Estágio não remunerado: será que vale a pena fazer? Saiba aqui!

Será que o estágio não remunerado vale mesmo a pena? Confira as principais vantagens de estagiar mesmo que não tenha um salário no final do mês!

publicidade

Você está naquele período da faculdade em que é necessário estagiar? Se sim, muito provavelmente, vai encontrar oportunidades de estágios que não são remunerados. E é ai que surge a dúvida: Estágio não remunerado vale a pena? 

Sabemos que o estágio é uma fase bastante importante, no qual os estudantes têm a possibilidade de colocar em prática tudo o que aprendem em sala de aula e ainda conhecer melhor as possíveis áreas de atuação da profissão. 

Estágio não remunerado
Estágio não remunerado: será que vale a pena fazer? Saiba aqui! (Imagem: Reprodução)
publicidade

No momento que o estudante está procurando por vagas, é normal encontrar remunerados ou não. A bolsa de auxílio, que é uma espécie de salário, nem sempre é oferecida por todas as empresas e organizações. 

Isso se dá por conta que nem sempre o estágio é uma atividade remunerada, já que o seu principal objetivo é gerar novas experiências profissionais aos estudantes em questão. 

Mas a pergunta que não quer calar é: Vale a pena fazer estágio não remunerado? No geral, sim! Apesar dessa característica possa deixar a vaga menos atrativa, existem várias vantagens de fazer um estágio mesmo que não recebe nenhum valor no final do mês. 

Para receber vagas, basta se cadastrar

A seguir, listamos algumas dessas vantagens. Confira:

Experiência profissional 

Essa é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens de um estágio, mesmo que não remunerado. No período de estágio, os estudantes podem colocar em prática tudo o que é visto em sala de aula. 

Dessa forma, eles começam a trabalhar na área de forma prática, e iniciando a trajetória e experiência profissional antes mesmo de entrar para o mercado de trabalho de forma lucrativa. 

Possibilidade de contrato 

Você sabia que uma empresa observa todos os mínimos detalhes de um profissional? Quando é aberta uma vaga para estágio não remunerado, eles observam o estudante, podendo contratá-lo futuramente para atuar de forma remunerada na empresa. 

Troca de contatos importantes

Atualmente, o networking é uma das coisas mais importantes no mercado de trabalho. Além das experiências, ter bons contatos na área em que você atua é de suma importância para conseguir boas oportunidades. 

O período do estágio é uma ótima oportunidade de começar a construir a sua rede profissional. Assim, você poderá conhecer mais pessoas da sua área e fazer aquela troca de contatos. 

Supervisão profissional

Mesmo que não remunerado, o estagiário tem suas funções supervisionadas por profissionais da área. Ou seja, é uma ótima oportunidade para obter aprendizados na prática, já que você terá a oportunidade de trabalhar e aprender com quem já tem experiências na área e já passou por tudo isso que você está passando agora.