Se você tem entre 14 e 24 anos e está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Então, o programa Menor Aprendiz é a melhor alternativa para todos.
Isso porque, o programa oferece a oportunidade de você iniciar sua vida profissional, de uma forma inovadora e mais prática.
Ficou interessado(a) em saber como funciona todo o processo? Veja aqui tudo o que você precisa saber para participar do programa, além de outras informações.

Inscrições Gratuitas Menor Aprendiz



O que é o programa Menor Aprendiz?
Então, o projeto Menor Aprendiz, ou Jovem Aprendiz, como também é conhecido, é um modelo de profissionalização.
Para deixar mais claro, o programa Menor Aprendiz é como se fosse uma lei, para que empresas realizem a contratação de jovens entre 14 e 24 anos. Na verdade, o projeto é oriundo da Lei 10.097/2000.
Ou seja, o objetivo principal do programa é incluir esses jovens no mercado de trabalho, no qual oferece oportunidades profissionais, além de crescimento profissional.
Assim, possibilitando os primeiros passos no mercado de trabalho para os candidatos.
Além disso, é importante ressaltar que o programa busca conciliar aprendizado teórico e prático, para garantir a qualificação profissional desses jovens.
Conteúdos semelhantes:
Quais os requisitos para participar do programa?
Então, para garantir sua vaga no programa Menor Aprendiz, você precisará cumprir com alguns critérios.
Isso porque, o programa é destinado a determinado grupo, no qual estabeleceu algumas regras para a inscrição no projeto Jovem Aprendiz. Abaixo, você confere os principais requisitos!
- Ter idade entre 14 e 24 anos, exceto em casos de pessoas com deficiência;
- Estar em dia com a matrícula escolar;
- Frequentar o ensino fundamental ou médio;
- Estar em dia com as atividades práticas e teóricas oferecidas pela organização;
- Manter o desempenho escolar e profissional adequados.
Além disso, é importante ressaltar que alguns dos requisitos citados acima, é uma garantia para você se manter como Menor Aprendiz na empresa.
Por isso, é fundamental dar atenção a todas as informações.
Como funciona o projeto Menor Aprendiz?
Mas afinal, como funciona todo o processo do programa Menor Aprendiz? Esse benefício foi criado pelo Governo Federal em 2000, com objetivo de garantir oportunidade a essa população.
Sendo assim, o programa funciona como uma porta de entrada para o primeiro emprego, ajudando na formação profissional de jovens e adolescentes.
Dessa forma, o projeto reúne vagas de empregos, no qual são destinadas às pessoas com idade entre 14 e 24 anos. Como o programa é instituído por lei, se torna obrigatório que as empresas ofereçam essa oportunidade.
Ou seja, a lei obriga que todas as organizações empresariais disponibilizem em média 5% a 15% das vagas de emprego para menores aprendizes.
Além disso, é importante ressaltar que a regra da idade não se aplica aos para os aprendizes que são portadores de deficiência.


Benefícios oferecidos pelo programa
Saiba que a modalidade Menor Aprendiz é diferente dos estagiários. Isso porque, o Jovem Aprendiz oferece diversos benefícios aos contratos, além de receber capacitação específica para a função.
Confira abaixo os principais benefícios, que são disponibilizados aos beneficiários.
- Contrato de trabalho especial, com anotação na CLT;
- Salário variando de 1/2 a 1 salário mínimo federal;
- Auxílio-alimentação;
- Auxílio-transporte;
- Pagamento do décimo terceiro;
- Contribuição de 2% do FGTS;
- Férias após 1 ano de contrato, junto com sua instituição de ensino.
Quais as funções do Menor Aprendiz?
Além disso, saiba que o programa estabelece determinadas funções para você, que faz parte do Menor Aprendiz. Isso porque, não é qualquer cargo que pode ser destinado aos aprendizes.
Então, entre as funções mais comuns, estão:
- Atendimento ao Público;
- Atendente de telefonemas;
- Orientação de clientes (em caso de bancos);
- Cadastrar informações no sistema empresa;
- Operacional de empresas;
- Distribuição de senhas;
- Recepcionista;
- Auxiliar de escritório;
- Vendedor;
- Caixa;
- Organizar estoque.
Essas são as funções principais voltada aos jovens aprendizes. Contudo, os cargos vão depender bastante da sua vaga, além da empresa que você está sendo contratado.
Por isso, é fundamental que você esteja atualizado com as principais informações sobre o projeto. Assim, é possível evitar qualquer contratempo durante a sua inscrição.
Como se inscrever no Menor Aprendiz?
Agora que você já sabe como funciona o programa Menor Aprendiz, o próximo passo é garantir a sua vaga e conquistar o seu primeiro emprego.
Quer saber como se inscrever no projeto? Então, basta clicar no botão abaixo e veja um Passo a Passo completo, além de outras dicas indispensáveis. Confira!



Inscrições Gratuitas Menor Aprendiz


