PROUNI 2020: Inscrições Nota de Corte, Resultado

publicidade

O PROUNI 2020 é mais um dos programas educacionais criados pelo Governo Federal para dá oportunidade aos brasileiros de ingressarem no ensino superior, tendo possibilidade de bolsa integral. Neste ano, novas mudanças foram feitas. Então, confira a seguir todas as informações sobre o PROUNI 2020!

PROUNI 2020
PROUNI 2020

Conheça o PROUNI 2020

O Programa Universidade para Todos – PROUNI é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de gerar oportunidades dos brasileiros ingressarem no ensino superior. 

publicidade

Esse programa concede bolsas de estudo de 50%(parciais) e de até 100%(integrais) em instituições privadas de educação superior, em todos os cursos disponíveis na universidade parceira.

✓ Buscando cursos grátis? Confira o PSG SENAC 2020

Desde a sua criação, o PROUNI 2020 já beneficiou mais de 3,0 milhões de estudantes com bolsas de estudos, sendo 69% delas integrais. 

Para receber vagas, basta se cadastrar

Tipos de bolsas PROUNI 2020

Assim como já mencionamos anteriormente, o novo PROUNI 2020 concede bolsas aos estudantes para que os mesmos possam ingressar em uma instituição do ensino superior privado. 

Essas bolsas são divididas em:

  • Bolsa integral (100%) – Para estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsa parcial (50%) – Destinadas à estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Quem pode se inscrever no programa?

Assim como em outros programas criados pelo Governo Federal juntamente com o MEC, para se inscrever nesta nova edição PROUNI 2020 também é necessário estar encaixado nos requisitos impostos para inscrição. 

Para concorrer as bolsas o candidato deverá:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.
  • Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ser professor em exercício da rede pública de ensino básico, incluído no quadro permanente da instituição e que esteja concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Não há necessidade de comprovação de renda.


Inscrições PROUNI 2020

A inscrição do PROUNI 2020 é realizada unicamente no site oficial do programa. Em sua última edição, o processo seletivo aconteceu no mês de marco. Para 2020, nenhuma data foi divulgada. 

✓ Conheça as novas vagas para cursos SENAC 2020 grátis

Veja a seguir, o passo a passo que montamos para que você tenha ideia de como funciona todo o procedimento:

  • Acesse o site do Prouni → Clicando aqui;
  • Nessa página inicial, selecione a opção “Fazer inscrição”;
    Inscrições PROUNI 2020
  • Caso ainda não seja cadastrado na página, clique em “Primeiro Acesso”. Se já tem login, clique em “Já sou cadastrado”. Informe os dados solicitados;
  • Informe seu CPF e senha;
  • Clique no caracteres solicitado e em seguida em “Enviar”;
    Inscrições PROUNI 2020
  • Você será direcionado a uma nova janela, onde dará início ao processo de inscrição;
  • Informe todos os dados solicitados, bem como as opções de cursos, universidades, turno e dentre outros;
  • Verifique todos os dados colocados e finalize o processo. 

Nota de corte do PROUNI 2020

Muitas pessoas possuem dúvidas em relação a nota de corte. Ela nada mais é que a nota do último candidato que seria aprovado no curso em questão. 

✓ Além do PROUNI, conheça os programas:

Essa nota é calculada automaticamente pelo sistema todos os dias, onde é levado em considerada a quantidade de vagas por categoria de concorrência e a nota dos candidatos que se inscreveram para aquele determinado curso. 


Resultado 

O resultado do PROUNI 2020 pode ser consultado no próprio site do programa. Clique aqui e confira. 

A data para a divulgação ainda não foi estabelecida pelo Ministério da Educação. Em breve voltaremos com mais informações sobre!