Qual a diferença entre Estágio e Trainee? Entenda!

Há uma grande diferença entre Estágio e Trainee. Cada um dos programas possuem suas próprias características que devem ser levadas em consideração. Saiba quais são elas!

publicidade

Apesar de ambos os programas serem focados em jovens estudantes e recém-formado, há uma diferença entre Estágio e Trainee. Cada um deles possuem suas próprias características, as quais você poderá conferir ao longo deste conteúdo.

Qual a diferença entre Estágio e Trainee? Entenda!

Antes de ingressar no mercado de trabalho, sempre procuramos por boas oportunidades, não é mesmo? Nesse meio tempo, é normal surgirem dúvidas sobre os processos seletivos e programas existentes.

publicidade

O Estágio e Trainee, por exemplo, são programas que ajudam o jovem estudante ou recém-formado à ingressar no mercado de trabalho para obter experiências em sua área de atuação.

Acontece que apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, eles são programas diferentes e não podem ser confundidos.

A seguir, entenda de forma simples e clara a diferença entre Estágio e Trainee e nunca mais tenha dúvidas em relação à isso!

Para receber vagas, basta se cadastrar

Qual a diferença entre Estágio e Trainee?

Embora ambos os programas sejam direcionados para jovens em início de carreira, há uma grande diferença entre eles.

A principal diferença entre Estágio e Trainee é que as vagas do estágio são voltadas para estudantes que ainda estão cursando educação superior. Enquanto isso, o Trainee é destinado aos jovens recém-formados ou que estão no último ano da graduação.

O que é Estágio?

O Estágio é um programa complementar para a formação de estudantes da graduação. Muitos cursos exigem um estágio para que o aluno conclua o curso, já há outros que não têm esse requisito como obrigatoriedade. 

O mesmo tem como principal objetivo preparar o ambiente profissional para os jovens estudantes, de forma que eles venham obter experiências na área de atuação. 

Há estágios remunerados e não remunerados. Ou seja, você pode encontrar vagas com salário no final do mês e outras que você fará apenas para obter experiências e conhecimentos. 

Para ser estagiário, é preciso estar matriculado e ter frequência regular em algum curso de educação superior.

É válido salientar que a carga horária de um estágio não pode ultrapassar 6h30 diárias, até porque o estagiário precisa conciliar o trabalho com os estudos. A duração do contrato é de cerca de um ano, e não pode exceder dois. Caso você consiga se destacar, a empresa pode lhe efetivar após esse período.

Além disso, é importante lembrar que a empresa que tiver 25 colaboradores, ela não pode ultrapassar 20% do seu quadro de funcionários. 

O que é Trainee?

De forma simples e clara, Trainee é um programa que as empresas usam como forma de treinar aquele profissional recém-formado ou prestes a se formar. 

É bastante comum que um trainee aprenda diversas funções em um curto período de tempo, que pode variar entre um e dois anos.

O processo seletivo costuma ser bastante acirrado e de nível elevado, já que as empresas buscam por pessoas com alto potencial para desenvolver e entregar os resultados esperados. Geralmente, a seleção exige domínio de idiomas, entrevistas com gestores, testes de raciocínio, provas de conhecimentos gerais e dinâmicas de grupo.