Se você está aqui, é porque que saber quanto ganha um redator freelancer. Por trás dos conteúdos publicados em blogs, dos textos que preenchem as páginas de sites e das muitas publicações postadas diariamente nas redes sociais existe um profissional de escrita responsável por redigir cada palavra. Para saber quanto ganha um redator freelancer, continue a leitura.

O que é redator freelancer?
Os redatores são profissionais responsáveis por criar conteúdos textuais, tanto no ambiente online (redator digital) como textos para websites, blogs, e-mails e publicações em redes sociais, artigos para revistas, jornais, panfletos publicitários, títulos para outdoors, etc.
De modo geral, a principal tarefa de um redator é escrever, trazendo informações confiáveis para os leitores.

99Freelas: Vagas Disponíveis

Formas que os redatores podem trabalhar
Muitas pessoas ainda têm dúvidas como o redator freelancer pode trabalhar. De modo geral, existem duas maneiras. Confira a seguir detalhes de cada uma delas:
Com vínculo empregatício
Nessa modalidade, o redator trabalha como funcionário registrado em uma empresa, seja no departamento de marketing de uma organização ou em uma agência de marketing e publicidade, por exemplo.
Empreendedor autônomo
Como empreendedor autônomo, na modalidade freelancer – nessa abordagem, o redator trabalha de forma independente, não apenas escrevendo, mas também gerenciando e promovendo o seu próprio trabalho, buscando clientes, negociando demandas, entre outras atividades.
Quanto ganha um redator freelancer?
Agora que você já compreende o que é um redator autônomo, é hora de entender qual é a remuneração desse profissional considerando o cenário atual do mercado.
Para responder a essa pergunta, consideremos que um redator trabalhe cerca de 6 horas por dia, 5 dias por semana, e leva aproximadamente 2 horas para escrever um conteúdo de até 1.000 palavras.
É possível ganhar mais de R$ 4.000 trabalhando sozinho, dedicando 6 horas por dia, no conforto de casa e estabelecendo seus próprios horários. Essa é a grande diferença e a grande oportunidade dessa profissão.
5 vantagens de trabalhar como redator freelancer
- 1. Mobilidade geográfica (trabalhe de onde quiser) – você pode trabalhar em qualquer lugar, ao ter um computador e acesso à internet.
- 2. Não há limite de ganhos (quanto mais trabalha, mais recebe) – você determina seu próprio salário, sem um limite de ganhos estabelecido. Quanto mais vender seus serviços, mais dinheiro entrará em sua conta.
- 3. Flexibilidade de horários (defina sua própria rotina) – ao contrário do trabalho com contrato, no qual há uma jornada de trabalho pré-definida, os profissionais freelancers têm autonomia para decidir a melhor hora para trabalhar.
- 4. Economia de tempo em deslocamentos – como você pode trabalhar de qualquer lugar, não há necessidade de deslocamento entre sua casa e o local de trabalho.
- 5. Mais oportunidades de ganhos – outra vantagem importante é a variedade de possibilidades. Sem a exclusividade do vínculo empregatício, você pode estar atento às necessidades do mercado e criar novos serviços, parcerias e oportunidades que ampliem sua margem de lucro a qualquer momento.
Como começar na área de escrita como freelancer?

Como já mencionado, a carreira não requer uma formação específica em áreas como letras ou jornalismo. No entanto, redatores especializados em nichos específicos podem ganhar mais do que redatores generalistas.
A regra é clara: aqueles que se especializam se destacam. Existem diversos cursos disponíveis no mercado que podem ajudar escritores iniciantes a iniciar na área, aprofundar seus conhecimentos e continuar se atualizando.
Alguns desses cursos são gratuitos e até oferecem certificados para comprovar suas habilidades, como os cursos oferecidos pela HubSpot Academy.
Como conseguir clientes como redator freelancer?
No início, a disciplina é o segredo para o sucesso. Se você não tiver indicações para conseguir os primeiros trabalhos remotos, precisará correr atrás deles por conta própria. Aqui estão algumas opções para prospectar clientes:
- Utilize plataformas dedicadas ao trabalho remoto.
- Utilize o método de “Cold Emailing”.
- Utilize redes sociais profissionais.
Algumas plataformas atuam como intermediárias entre clientes e freelancers, cuidando da etapa de pagamento, o que pode ser vantajoso.
No entanto, os valores praticados geralmente são baixos e pode haver uma taxa de comissão por projeto. Essas plataformas podem ser uma opção para quem não possui experiência e precisa criar um portfólio.

Vagas de Emprego na Gupy

Dicas para ter sucesso como redator freelancer
Para ter sucesso como redator freelancer, não basta apenas saber escrever. Confira a seguir três pontos importantes para ter:
Siga as dicas a seguir para aumentar suas chances de obter trabalhos na área:
- 1. Educação contínua.
- 2. Especialização em nichos de mercado.
- 3. Acúmulo de experiência ao longo do tempo.
Além disso, veja abaixo outras dicas importantes que vão aumentar as suas chances de obter ainda mais trabalhos na área:
- Prepare seus perfis profissionais e currículo.
- Monte um bom portfólio, seja postando amostras de artigos em um blog pessoal ou em alguma rede social profissional.
- Defina quais métodos usará para prospectar clientes.
- Estude marketing pessoal e de conteúdo para promover sua imagem e vender seus serviços.
- Organize sua agenda para aceitar apenas os projetos que pode entregar.
- Sempre respeite os prazos acordados.
- Tire dúvidas com os clientes quando necessário.
- Aproveite os feedbacks recebidos.
- Aprimore suas habilidades constantemente.
- Comece a ler sobre planejamento profissional, organização pessoal e finanças para fortalecer sua carreira.