Quanto ganha um técnico de enfermagem? Esse assunto é um dos mais polêmicos relacionados à remuneração dos profissionais do setor de saúde. Neste conteúdo, você descobrirá quanto ganha um técnico de enfermagem no Brasil, além de outras informações necessárias. Confira!

O que faz um técnico de enfermagem?
O profissional é responsável por executar diferentes tarefas no setor da saúde, principalmente em auxiliar os demais profissionais e pacientes.
Vale destacar que o técnico de enfermagem possui um papel fundamental, tanto em hospitais, quanto clínicas e até mesmo em consultórios.
Por isso, suas atividades envolvem uma variedade de responsabilidades que possuem o objetivo de garantir o bem-estar dos pacientes.

Cursos gratuitos do Hospital Sírio-Libanês

Além disso, o profissional também executa suas tarefas para possibilitar o bom funcionamento de diversas unidades de saúde.
Resumidamente, o técnico é responsável pelas seguintes atividades:
- Medição de sinais vitais, como pressão arterial, pulso e temperatura;
- Preparação de instrumentos e materiais;
- Administração de medicamentos sob a supervisão de enfermeiros ou médicos;
- Realização de curativos e inserção de sondas;
- Auxiliam os pacientes em atividades diárias, como higiene pessoal, etc.;
- Manutenção e organização do ambiente de trabalho;
- Transportam pacientes.
Essas são as principais funções do profissional, mas afinal, quanto ganha um técnico de enfermagem? Pois suas atividades envolvem muitas responsabilidades.
Quais fatores influenciam o salário do técnico em enfermagem?
Saiba que a remuneração do profissional pode ser influenciada por diferentes fatores? Embora o profissional possua um piso salarial, o valor poderá sofrer interferência.
Isso porque não existe um salário mínimo único para os técnicos em enfermagem no Brasil. Por isso, um dos principais fatores é o acordo estabelecido entre os sindicatos de cada região e órgão empregadores.
No entanto, não é apenas esse fator, o nível de experiência e, principalmente, localização também podem fazer diferença durante o processo.
Quanto ganha um técnico de enfermagem?
No Brasil, existe a Lei 14.434/2022, de 4 de agosto de 2022, que define o valor mínimo de um salário para o profissional receber.
Portanto, de acordo com essa lei, o profissional precisa receber, no mínimo, R$ 3.325,00 por mês. Vale ressaltar que a remuneração é com base em 70% do valor pago ao enfermeiro.
Embora esse seja o valor definido, como dissemos, existem muitos fatores que influenciam na quantia da remuneração do salário.
Geralmente, os melhores salários do técnico de enfermagem podem ser encontrados em grandes hospitais, principalmente em instituições de luxo.
Desse modo, alguns salários do profissional poderão chegar a até R$ 6.000, claro, dependendo do nível de experiência.

Áreas de atuação do técnico em enfermagem
Embora seja uma profissão voltada apenas para área da saúde, os técnicos podem exercer suas atividades em diferentes áreas de atuação.
Portanto, os profissionais podem atuar nas seguintes áreas do mercado de trabalho:
- Hospitais;
- Clínicas;
- Asilos e casas de repouso;
- Cuidados domiciliares;
- Saúde pública;
- Centros de reabilitação;
- Clínicas de especialidades;
- Centros de diagnóstico por imagem;
- Clínicas de hemodiálise;
- Unidades de saúde mental;
- Saúde escolar;
- Pesquisa clínica.
Por fim, a espacialização do técnico deve ser feita constantemente, principalmente por permitirem atuar em diferentes setores.
Existem cursos de Técnico em Enfermagem, como do Senac, onde capacita diversos profissionais.

Quanto ganha um Fisioterapeuta?

Como se tornar um técnico de enfermagem?
Se você ficou interessado em seguir carreira na área de técnico de enfermagem, existem algumas etapas educacionais e regulatórias que você precisa seguir.
Desse modo, você poderá exercer sua profissão de forma legal, garantindo o bem-estar dos pacientes com segurança e muito mais.
- Formação acadêmica;
- Estágio supervisionado;
- Registro profissional;
- Realização do Exame de Proficiência;
- Educação Continuada.
