Cargando oportunidades...

Como conseguir uma bolsa de estudo para curso técnico?

Você quer saber como conseguir uma bolsa de estudo para curso técnico? Então, conheça aqui diversas formas de fazer isso!

Conseguir uma bolsa de estudo para curso técnico é uma excelente forma de adquirir uma qualificação profissional sem gastar com mensalidades. Gostou da possibilidade? Então, saiba que escrevemos este artigo para te ajudar. Veja abaixo como é possível conseguir uma bolsa de estudo para curso técnico.

Como conseguir uma bolsa de estudo para curso técnico? (Imagem: Javier Trueba/Unsplash)

Entenda como conseguir uma bolsa de estudo para curso técnico

Com o mercado cada vez mais competitivo, fazer um curso técnico pode ser uma oportunidade valiosa para quem deseja aumentar suas chances de conseguir um emprego. 

Mas, infelizmente, nem todo mundo pode pagar um curso, não é mesmo? Até porque as mensalidades podem pesar bastante no orçamento.

Então, para te ajudar, vamos te mostrar como você pode conseguir uma bolsa de estudo para curso técnico.

Pesquise programas de bolsas

Hoje em dia existem diversos programas governamentais e privados que oferecem bolsas de estudo integrais ou parciais para cursos técnicos. 

Sendo assim, o primeiro passo é pesquisar quais instituições ou plataformas oferecem bolsas. Atualmente, algumas das opções mais populares são:

  • Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego): oferece vagas gratuitas para cursos técnicos em todo o Brasil, priorizando alunos da rede pública e beneficiários de programas sociais;
  • Senac PSG (Programa Senac de Gratuidade): destinado a pessoas de baixa renda, o programa oferece bolsas para cursos técnicos nas unidades do Senac ou ainda para cursos na modalidade EAD;
  • Instituições privadas: muitas escolas técnicas privadas têm programas próprios de bolsas ou convênios com empresas para conceder descontos e isenções, então é interessante pesquisar quais opções estão disponíveis na sua região.

Além disso, é importante lembrar que cada programa de bolsa tem seus próprios critérios de elegibilidade, por isso é importante ficar atento a esses requisitos.

Mas em geral, as bolsas costumam ser oferecidas a estudantes de baixa renda, inscritos em programas sociais e estudantes de escolas públicas.

Em alguns casos, as bolsas também podem ser oferecidas para profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho.

Plataformas para encontrar bolsas de estudo para curso técnico

Além dos programas citados acima, hoje em dia, encontrar uma bolsa de estudo para curso técnico pode ser mais fácil com o auxílio de algumas plataformas que centralizam essas oportunidades. 

Essas plataformas digitais podem oferecer descontos bem grandes na mensalidade e, assim, facilitar o acesso à educação. 

Geralmente, as bolsas de estudo são parciais e podem chegar a até 98%, dependendo da plataforma e do curso escolhido.

Além disso, uma grande vantagem é que a variedade de cursos é grande, as bolsas podem estar disponíveis para diversas áreas do conhecimento e em muitas cidades brasileiras.

Confira abaixo algumas das principais plataformas em que você pode conseguir uma bolsa de estudo para curso técnico.

Educa Mais Brasil 

Uma das maiores plataformas de bolsas de estudo do Brasil, o Educa Mais Brasil oferece vagas com até 85% de desconto para diversos níveis de ensino, incluindo cursos técnicos. 

A plataforma é de fácil navegação e você pode filtrar as oportunidades por área de estudo e localização.

Quero Bolsa

O Quero Bolsa oferece bolsas de estudo de até 75% em milhares de instituições de ensino superior, cursos técnicos e escolas particulares.

O site permite que os alunos encontrem cursos por área, cidade ou tipo de instituição, além de fornecer uma interface intuitiva para a inscrição nas bolsas.

Neora

A Neora é outra plataforma que oferece bolsas de estudo de até 98% em diversos níveis, incluindo cursos técnicos, com desconto em instituições privadas de ensino. 

Nela, você pode buscar por áreas específicas e ter acesso a várias opções de cursos técnicos com valores reduzidos.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas