Os cursos profissionalizantes desempenham um papel crucial na sociedade atual, pois proporcionam benefícios significativos tanto para os indivíduos quanto para a economia como um todo. A seguir, confira dicas de 5 cursos profissionalizantes que mais valem a pena!

Cursos profissionalizantes
Existem várias opções de cursos profissionalizantes e técnicos disponíveis no mercado.
Conheça quais são os cursos de formação profissional mais valorizados no mercado de trabalho:

Cursos profissionalizantes mais procurados

- Tecnologia da informação
- Contabilidade e finanças
- Vendas e marketing
- Engenharia
- Gestão e liderança
Alguns setores têm programas de formação profissional que, apesar de parecerem saturados, estão sempre em alta, como, por exemplo, os cursos na área de saúde, como enfermagem, administração, infraestrutura e educação.
Quando posso fazer um curso profissionalizante?
Geralmente, os cursos de formação profissional têm uma idade mínima de 16 anos, embora algumas escolas já comecem a preparar os alunos a partir dos 14 anos.
Assim, os cursos de formação profissional e técnicos normalmente não exigem a conclusão do ensino médio.
Os estudantes têm a oportunidade de realizar ambas as formações simultaneamente.

Esses cursos têm duração curta, podendo variar de algumas horas, para cursos básicos, há alguns meses, chegando a uma média de 2 anos para os cursos técnicos.
O tempo de formação é geralmente metade ou até menos do que uma graduação, e os estudantes já podem obter seu primeiro emprego ou iniciar seu próprio negócio.
Qual é o curso técnico mais empregável no Brasil?
Os cursos de formação profissional e técnica têm como prioridade a empregabilidade e focam na preparação de profissionais para o mercado de trabalho ou para aqueles que desejam abrir o próprio negócio.
No Brasil, os setores que mais empregam profissionais com formação profissionalizante ou técnica é tecnologia, administração e finanças, gestão e engenharia.
Entre os cursos com maior empregabilidade, destacam-se:
- Eletrotécnica ou cursos relacionados à manutenção de eletrônicos
- Segurança do trabalho
- Mecânica
- Secretariado
- Edificações
- Enfermagem
- Logística
Lista dos 5 melhores cursos de que valem mais que o 2º gray completo, e que estarão em alta nos próximos anos:
Cursos profissionalizantes que valem a pena
Separamos 5 opções de cursos profissionalizantes para você começar agora mesmo
1. Eletrotécnica
O mundo moderno não pode funcionar sem internet, não é verdade? No entanto, você já parou para pensar que o Wi-Fi também depende de energia elétrica?
Muitas vezes, esquecemos de onde vem o funcionamento básico de alguns dispositivos eletrônicos.
A vida não seria possível sem energia elétrica, e é por isso que dificilmente um profissional em eletrotécnica ficará desempregado.
Esse técnico pode atuar em diversas atividades, desde o conserto e manutenção de dispositivos eletrônicos até o desenvolvimento de sistemas elétricos completos para empreendimentos.
2. Estética
Os negócios dedicados à estética e beleza estão em crescimento no Brasil e no mundo, o que também se deve ao avanço tecnológico. A cada dia surgem novas formas de cuidar da saúde e manter a aparência em dia.
O setor de estética e beleza é muito diversificado, abrangendo desde salões de beleza até centros completos de estética com procedimentos como aplicação de botox e cirurgias corporais.
No entanto, os serviços básicos representam a maioria das vendas comercialmente: limpeza de pele, cuidados com cabelo e unhas, spas e cosméticos.
Os cursos profissionalizantes preparam os esteticistas para todos esses cuidados básicos, avaliações e indicações de tratamentos, combinando práticas laboratoriais e atendimento ao público.
3. Meio Ambiente
A preocupação com a preservação ambiental e a obrigatoriedade das empresas de se posicionarem em prol da sustentabilidade geram uma busca crescente por profissionais nessa área.
Para as empresas ajustarem seus processos e cumpram as leis de proteção ambiental, é necessário contar com profissionais que acompanhem e fiscalizem a implementação dessas medidas.
Os profissionais do setor ambiental devem estar preparados para verificar a aplicação da legislação ambiental vigente e orientar as empresas da melhor maneira possível.
4. Segurança do Trabalho
A legislação de segurança para os trabalhadores e o crescimento da construção civil no Brasil têm exigido cada vez mais profissionais especializados em segurança do trabalho.

Cursos profissionalizantes Gratuitos

Os técnicos de segurança do trabalho são responsáveis por aplicar as normas de segurança, verificar o uso de equipamentos de proteção individual e até mesmo as condições de trabalho oferecidas.
5. Geoprocessamento
A preocupação com o meio ambiente e o avanço tecnológico também trouxeram vida nova a outros setores.
O geoprocessamento é um campo de estudo que analisa os aspectos e condições dos terrenos por meio de ferramentas tecnológicas.
O especialista analisa as características dos terrenos e utiliza ferramentas automatizadas para avaliação, sendo muito útil para empresas de construção de acordo com suas necessidades.
Os dados captados pelo profissional também contribuem para o sistema de mapeamento digital como um todo.
Os avanços tecnológicos têm impulsionado várias áreas de formação profissional, que exigem cada vez mais mão de obra qualificada.
Consequentemente, o aumento do uso de ferramentas tecnológicas demandará cada vez mais profissionais especializados no setor de tecnologia.