Saiba como Obter o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio

Confira aqui as principais informações sobre o Encceja e saiba como conseguir o diploma do ensino básico!

publicidade

Se você não conseguiu concluir o Ensino Fundamental e Médio, o Encceja possibilita essa oportunidade. Isso mesmo! Agora, é possível conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Básico.

Com isso, você consegue ótimas chances de obter uma boa posição no mercado de trabalho, além de outras vantagens.

Quer saber como conseguir? Confira tudo o que você precisa saber: como funciona, quem pode participar e outras informações importantes.

publicidade
Conteúdo Relacionado

Como se Inscrever no Encceja

Certificado de Conclusão do Ensino Básico: Obtenha seu diploma de Ensino Fundamental e Médio de Graça. Confira o Passo a Passo da Inscrição.
Como se Inscrever
Você permanecerá no site atual

O que é Encceja?

O Exame Nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova, no qual avalia os conhecimentos dos estudantes que voltaram a estudar.

É importante ressaltar que o exame foi criado em 2002, pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Variavel
source
Para receber vagas, basta se cadastrar

Dessa forma, possibilitando aos brasileiros que não conseguiram finalizar o Ensino Básico na idade certa, possam obter o certificado. Com isso, o seu objetivo principal é tornar o país referência em educação.

O Encceja é pago? Vale destacar que a participação no Encceja é 100% voluntária e gratuita, facilitando o acesso a todos que desejam garantir o certificado de conclusão do ensino básico.

publicidade

Quem pode participar do Encceja?

Uma das principais informações que você precisa estar atento é sobre os requisitos para participar.

Isso porque, assim como os demais projetos incentivados pelo Governo Federal, ele possui algumas regras que precisam ser cumpridas.

Lembrando que os participantes precisam cumprir os requisitos estabelecidos, para poder realizar o Exame Nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos. 

Abaixo, você confere uma breve lista de quem pode ou não participar do Encceja. Confira!

  • Jovens e adultos que moram no Brasil;
  • Jovens e adultos que residem no exterior;
  • Pessoas privadas de liberdade que não terminaram os estudos;
  • Ter idade mínima de 15 anos (Ensino Fundamental);
  • Ter idade mínima de 18 anos (Ensino Médio).

É fundamental que o participante se encaixe nos requisitos estabelecidos pelo Governo Federal. Dessa forma, é possível realizar a inscrição no exame.

Como funciona o exame?

O Ministério da Educação buscou trazer soluções para permitir que todos os brasileiros possam concluir o Ensino Básico. Dessa forma, lançando o Encceja, um exame nacional e gratuito. 

Mas afinal, como esse exame avaliativo funciona? Antes de você se inscrever no programa, é importante entender sobre o Encceja

Uma das principais diferenciais do Encceja é que o projeto não exige retorno do candidato à sala de aula. Isso porque, o exame é uma prova, onde se concede a certificação de conclusão ao aluno aprovado.

Diferença entre Encceja e EJA

Como citamos acima, o Encceja é diferente da Eja – Educação de Jovens e Adultos, no qual exige a participação frequente dos alunos nas salas de aula. 

Isso porque, o projeto busca facilitar a vida dos estudantes, pois existem casos em que o aluno não consegue frequentar as aulas. 

Além disso, é importante entender que a Eja é um supletivo regular, no qual possibilita o certificado de conclusão do Ensino Básico. No entanto, os alunos que participam desse projeto, precisam cumprir uma carga horária. 

Dessa forma, sendo um projeto inviável para as pessoas que trabalham e não possuem tempo para cumprir as regras estabelecidas pelo Ministério da educação.

Já no caso do Encceja, o aluno deve se preparar sozinho para realizar o exame, estudando da forma que achar melhor. 

E caso o aluno seja aprovado, ele tem direito a receber o certificado de conclusão ou o certificado parcial.

O que é o certificado parcial Encceja?

Como a prova envolve diversas disciplinas do Ensino Básico, existem situações em que o aluno não consegue passar em todas as matérias. Dessa forma, o projeto disponibiliza o certificado parcial. 

Ou seja, a certificação parcial é destinada aos participantes que conseguiram passar com nota mínima em algumas matérias, mas não em todas, ou mesmo não atingiram a pontuação exigida.

Diferente do Diploma de Conclusão, voltado aos alunos que conseguiram atingir a nota mínima para aprovação em todas as matérias. 

Além disso, é importante ressaltar que essa pontuação deve ser atingida em cada área de conhecimento e também na redação. 

Como se inscrever no Exame?

O Encceja é um dos projetos essenciais para a qualificação dos alunos. Isso porque, os brasileiros que não concluíram o Ensino Básico na idade certa, têm a oportunidade de obter o seu certificado do Ensino Fundamental e Médio. 

Então, quer saber como se inscrever no Encceja e garantir seu diploma? Clique no botão abaixo e confira um Passo a Passo detalhado.

Conteúdo Relacionado

Como se Inscrever no Encceja

Certificado de Conclusão do Ensino Básico: Obtenha seu diploma de Ensino Fundamental e Médio de graça. Confira o Passo a Passo da Inscrição.
Como se Inscrever
Você permanecerá no site atual