7 profissões que devem acabar até 2025: a sua está na lista?

Infelizmente existem algumas profissões que vão acabar, segundo avanços tecnológicos, mudanças nas demandas do mercado, automação, mudanças nas influências dos consumidores e entre outros fatores. Confira a seguir algumas profissões que vão acabar!

(Imagem: Reprodução/via web)

Quais os motivos de algumas profissões acabarem?

Como previsto, há profissões que vão acabar no mercado de trabalho, devido à várias razões que resumidamente incluem o avanço tecnológico, fazendo com o que a mão de obra de algumas profissões acabem se tornando relevante.

Lista

Profissões do futuro

Saber quais são as profissões do futuro, é de suma importância para ter mais chances de continuar em alta no mercado. Confira aqui quais são as profissões do futuro!
Conferir
*Você permanecerá no site atual
X
Profissões do futuro
Conferir *Você permanecerá no site atual
Cursos de Tecnologia Instituto Tim
Cursos Online da Univesp TV
Cursos Grátis de Gestão de Finanças
Vagas Grátis no SESC

Segue abaixo algumas possíveis razões de profissões saírem do mercado de trabalho:

  • Redução de Custos: Normalmente empresas estão sempre buscando maneiras de reduzir seus custos, estando sempre em busca de eficiências. Isso pode levar ao uso de coisas mais mecânicas e afins.
  • Automação e Inteligência Artificial: Uma das coisas mais obvias nos últimos dias, é a automação de tarefas rotineiras e repetitivas, seja por meio de robôs e até sistemas de inteligência artificial, onde pode reduzir a necessidade de trabalhadores humanos em certas funções.
  • Modelos novos de Negócios: O avanço da tecnologia de forma natural vem gerando novos modelos de negócios, que podem chegar a substituir ou tornar menos relevantes o meio tradicional atual.

Lista das 7 possíveis profissões que vão acabar

De acordo o risco de algumas profissões desaparecerem, pelos fatores já mencionados acima, vale ressaltar que existem algumas áreas que enfrentam maiores riscos.

Aqui estão algumas áreas que podem enfrentar desafios nos próximos anos:

Variavel
source
Para receber vagas, basta se cadastrar

Caixas de Supermercado

Com o crescimento e desenvolvimento de caixas de autoatendimento em vários setores de compras, a demanda de compras diretamente no caixa vem diminuindo.

Atendentes de Lojas

O autoatendimento em compras online, que constantemente vem aumentando, resultando na falta de necessidade de ter algum atendente presencial.

Digitadores e Datilógrafos

Conforme a medida que a tecnologia de reconhecimento de voz e ditado melhora e avança, a demanda por digitadores e datilógrafos podem diminuir.

Operadores de Telemarketing

A profissão de atendente de telemarketing pode passar por mudanças significativas devido a avanços tecnológicos. O telemarketing tradicional pode ser substituído por abordagens mais direcionadas e personalizadas de marketing, focando em estratégias de conteúdo e relacionamento de longo prazo.

Caixa de banco

Com a automação de processos bancários e a adoção de caixas automáticos e serviços online, algumas tarefas rotineiras que costumavam ser realizadas por caixas de banco podem ser automatizada.

Digitalização

Aderindo os avanços de tecnologias digitais pode substituir a necessidade de algumas profissões. Por exemplo, a digitalização de documentos pode reduzir a demanda por arquivistas e assim sucessivamente.

(Imagem: Reprodução/via G1)

Vendedores ambulantes

As profissões de vendedores de porta em porta e ambulantes podem estar enfrentando desafios devido a mudanças nas preferências dos consumidores, avanços tecnológicos e evolução das práticas de comércio.

Embora seja difícil prever o desaparecimento completo dessas profissões, é possível que elas passem por transformações significativas.

Conteúdo relacionado

Cursos Gratuitos do Senac

O Senac oferece capacitação online e presencial, com aulas práticas e teóricas para você se qualificar profissionalmente. Confira aqui os cursos disponíveis!
Conferir
*Você permanecerá no site atual
X
Cursos Gratuitos do Senac
Conferir *Você permanecerá no site atual

Dicas para quem quer se dar bem na área profissional

Caso a sua profissão esteja mencionada nestas listas acima, é importante lembrar que adaptação a mudanças nas profissões requer um esforço colaborativo de todos os setores.

Para que essa situação seja mudada, é necessário que os empresários em especial pesquisem formas de inovar, para que assim possam acompanhar o avanço tecnológico.

Ao adotar uma abordagem proativa, é possível reduzir os impactos negativos e criar um ambiente onde os trabalhadores possam se requalificar e encontrar novas oportunidades em um mercado de trabalho em constante evolução.