PROUNI: Inscrições, Datas, Notas de Corte e Regras

publicidade

Já pensou em ganhar uma bolsa de estudo? Saiba que através do PROUNI isso é possível! O programa foi criado para dar a oportunidade a alunos de baixa renda, assim eles poderão trilhar a vida acadêmica com maior facilidade. Mas para ter acesso ao PROUNI, será necessário fazer o ENEM!

PROUNI
PROUNI

Como funciona o PROUNI?

Quem tem interesse em ganhar uma bolsa de estudo através do Programa Universidade para todos, precisa entender como o mesmo funciona.

publicidade

O PROUNI foi criado para integrar os alunos nas faculdades particulares, com bolsa parcial de 50% e integral de 100%. Mas para ter acesso ao programa, você terá que obter na prova do ENEM nota a partir de 450 pontos.

Só estará nas opções de bolsas, aquelas faculdades que estão em parcerias com o PROUNI. O procedimento de inscrição acontece online no portal oficial, é sempre bom ficar atento ao cronograma para não perder o período de inscrição que ocorre após o fechamento do SISU.

Atenção: Saiba que existe um prazo para o comparecimento na instituição na qual você adquiriu bolsa, caso não compareça a sua vaga será destinada a outro candidato.

Para receber vagas, basta se cadastrar


Requisitos para ser bolsista do PROUNI

O programa é muito sério, por isso existem regras para quem deseja participar do mesmo. Para ter acesso à bolsa de estudo, confira os requisitos do PROUNI!

  • Você precisa comprovar a renda mensal bruta que deverá ser de 1,5 salário mínimo para concorrer as vagas;
  • Já para ser um bolsista parcial, é necessário ter renda mensal de até três salários federais por pessoa.

Simples! Caso seu perfil se encaixe em algumas dessas regras, você poderá concorrer sem estresse a vaga desejada na universidade privada escolhida, ou ainda em instituições de ensino técnico como os cursos gratuitos SENAC.


Calendário PROUNI

É no cronograma PROUNI que você terá acesso a todas as datas importantes, desde o período de inscrição até o dia do resultado. Por esse motivo, é importante ficar atento ao mesmo!

Confira o calendário PROUNI mais recente:

  • Inscrição – De 14 a 17 de Julho;
  • Primeira chamada (Resultado) Dia 21 de Julho;
  • 1ª chamada (Comprovação da aprovação) 21 á 18 do mês de Julho;
  • Resultado (Segunda chamada) Dia 04 de Agosto;
  • Comprovação dos dados na 2ª chamada 04 a 11 de Agosto;
  • Lista de espera (Prazo para participar) Do dia 18 ao dia 20 de Agosto;
  • Divulgação para quem está na lista de espera24 de Agosto;
  • Lista de espera (Comprovação dos dados) 24 a 28 de Agosto;
  • Remanescentes Setembro do dia 15 ao dia 30.

Por meio do calendário, você saberá exatamente qual o prazo para fazer a sua inscrição e concorrer a bolsa de estudo dos sonhos.

Atenção: Assim que novas informações surgirem, atualizaremos o artigo para te manter bem informado!


Inscrição online PROUNI

Sabe como fazer a inscrição online PROUNI? Saiba que todo o procedimento de inscrição acontece no portal oficial do programa, por isso é importante ter acesso a internet.

O portal tem uma forma de interação facilitada, onde a cada momento você será instruído de como proceder ao realizar a inscrição.

Confira o passo a passo de inscrição!

PROUNI

  • Assim que disponível, clique na opção “Faça a sua inscrição”;
  • Preencha os campos com os dados, escolha as duas opções de cursos;
  • Feito isso, finalize o processo de inscrição.

Simples não é?! Mas lembre-se, os dados fornecidos precisam ser verídicos. Porque cada um dos seus dados serão analisados, ao ir até à instituição escolhida e fazer a matrícula pelo PROUNI.

Se houver informações erradas, a sua vaga será destinada a outra pessoa. Por isso é importantíssimo prestar bem atenção, no ato de inscrição.