Quanto ganha um agente penitenciário? Salário médio de concursos

Pensando em fazer um concurso público para área policial? Então você precisa saber quanto ganha um agente penitenciário e o que você pode fazer para se tornar um. Portanto, confira tudo o que você precisa saber sobre a área e quanto ganha um agente penitenciário.

quanto ganha um agente penitenciário
Fonte: Reprodução | Sindarspen

Quanto ganha um agente penitenciário?

Se você está pensando em mudar de carreira em 2024, está de olho na carreira pública mais ainda não sabe por onde começar, então que tal analisar quanto ganha um agente penitenciário? Talvez essa seja sua área.

As carreiras públicas estão com tudo em 2024. Isso porque o número de editais e concursos públicos está cada vez maior. Dentre eles, as vagas e cargos para agente penitenciário tem crescido muito ao longo do país.

Vagas de emprego

Quanto ganha um recenseador do IBGE

Está curioso para saber quando ganha um recenseador do IBGE? Então, confira aqui!
CONFERIR
*Você permanecerá no site atual
X
Quanto ganha um recenseador do IBGE
CONFERIR *Você permanecerá no site atual

De acordo com a Revista Glassdoor, o valor salarial varia e deve-se considerar alguns fatores super importantes. No entanto, a média salarial do país é de R$ 5.150 (cinco mil centro e cinquenta reais).

Assim, tem agente penitenciário que ganha mais de R$ 8 mil reais. Gostou do salário? Abaixo eu te conto no que você pode investir e turbinar o seu currículo. A dica é estudar de forma direcionada.

Variavel
source
Para receber vagas, basta se cadastrar

O que eu posso fazer para aumentar o meu salário de agente penitenciário?

Acima eu te contei que existem vários fatores que influenciam no salário. E isso não está errado. Imagine que você vai fazer um concurso público e, mesmo aprovado, você possuirá um salário e o seu colega pode ganhar mais.

Mas você sabe o motivo? Existem alguns fatores predominantes que podem aumentar o seu salário, mesmo quando aprovado em concurso público. Gostou disso? Abaixo eu vou te contar tudo o que você precisa saber.

  1. Graduação ou especialização: quanto maior for o seu grau de estudos, maiores serão os seus salários;
  2. Estado do Brasil: existem estados brasileiros que pagam mais, e há estados que pagam menos. Minas Gerais é o estado brasileiro que paga mais. Os salários mais baixos estão em São Paulo.

Assim, esses dois fatores são predominantes na hora de definir qual será a sua média salarial. Portanto, se você está terminando a faculdade, não desista agora e continue firme.

Conteúdo relacionado

Banco do Brasil: Vagas disponíveis

O Banco do Brasil oferece cargos públicos a profissionais de todo o Brasil, com benefícios exclusivos e altos salários. Confira mais informações!
Conferir
*Você permanecerá no site atual
X
Banco do Brasil: Vagas disponíveis
Conferir *Você permanecerá no site atual

Dicas de como se tornar um agente penitenciário

Agora que você já sabe quanto ganha um agente penitenciário, é hora de arregaçar as mangas e estudar. Isso porque, para se tornar um auxiliar de execução penal, é necessário ser aprovado em concurso público.

quanto ganha um agente penitenciário
Fonte: Reprodução | Gran Cursos Online

Dito isso, para se tornar agente penitenciário, é imprescindível aprovar em concurso público específico para essa função, e cumprir os requisitos:

  • Ter pelo menos 18 anos;
  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Possuir carteira de motorista categoria “B”;
  • Aprovação em exame de aptidão física e psicológica;
  • Conclusão no curso de formação.

Assim, é importante saber que o agente penitenciário desempenha uma função muito importante no sistema prisional, atuando como mediador e facilitador na reintegração dos detentos à sociedade.

Em quais lugares o agente prisional trabalha?

Como o nome diz, esse se trata de um servidor público que trabalha dentro do sistema prisional, ou seja, nos presídios brasileiros. Portanto, em qualquer uma das cidades brasileiras que possuem presídio você poderá trabalhar.

Assim, caso na sua cidade não tenha e você já foi aprovado no concurso público, prepare as malas para você se mudar. O cargo irá exigir muito de você, mas a profissão é muito honrada.

Não desista pelas oportunidades e continue estudando até que sua aprovação chegue. Assim, acredito no processo e na sua capacidade de ser aprovado em 2024 para agente penitenciário. Bons estudos!

Cindy Borges
Professora de Direito, Filosofia e Sociologia. Especialista em Direitos Humanos, Filosofia e História. Redatora por amor e pianista de coração.