Quanto ganha um assistente social concursado? Salário médio

Quer saber quanto ganha um assistente social concursado? O cargo pode receber altos salários se você for aprovado nas melhores vagas. Além disso, há oportunidades para todos os estados e o ano está perfeito para se tornar um servidor público. Confira aqui quanto ganha um assistente social concursado.

ganha um assistente social concursado
Fonte: Reprodução | Blog Portal Pós

O que faz um assistente social?

O assistente social é o profissional responsável por atuar diretamente na intermediação entre escola, comunidade, família e indivíduos.

Ou seja, qualquer relação, conflito, ajuda e suporte que estes precisem, o profissional qualificado para prestar esse tipo de serviço é o assistente social.

Assim, é o profissional que atua diretamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas, independente do contexto que elas estejam.

Concursos Públicos

Concursos públicos de 2024

Pensando em tornar um servidor público em 2024? Confira aqui a lista de concursos públicos abertos que você pode se inscrever com chances de receber os mais altos salários da profissão.
CONFERIR
*Você permanecerá no site atual
X
Concursos públicos de 2024
CONFERIR *Você permanecerá no site atual
Quanto ganha um professor de escola particular?
Quanto ganha um assistente social concursado?
Quanto ganha um psicólogo?
Descubra os ganhos de um diretor de escola

Desta forma, o assistente social irá avaliar as necessidades das pessoas da comunidade em que trabalha e também oferecerá aconselhamento emocional.

Variavel
source
Para receber vagas, basta se cadastrar

Muitos, inclusive, são formados em direito e advogam pelos direitos dos jovens, idosos e doentes, conectando as pessoas a recursos e serviços públicos.

Portanto, o papel do assistente social é multifacetado, envolvendo intervenções práticas e estratégias para enfrentar desafios sociais, emocionais e pessoais.

Qual a formação de um assistente social concursado?

Para se tornar um assistente social concursado, é necessário analisar quais requisitos estão sendo cobrados no próprio edital da sua prova.

Ainda assim, não há consenso geral quanto à formação do profissional, pois cada edital solicita uma formação específica ou apenas bacharelado completo. Mas, abaixo é possível conferir alguns informações para o seu concurso:

  1. Formação Acadêmica: diploma de bacharelado em direito, psicologia, serviço social ou áreas correlacionadas.
  2. Pós-Graduação: para aumentar suas chances de aprovação no concurso, opte por realizar ao menos uma especialização em psicologia, assistência social ou áreas correlacionadas às atividades de assistência social.
  3. Experiência Prática: durante a avaliação de títulos, o assistente social concursado poderá pontuar a mais se comprovar que já possui experiência na área.

Assim, desde a formação acadêmica até a experiência profissional, há necessidade de comprovação via diploma de conclusão de curso, em instituição reconhecida pelo MEC.

Quanto ganha um assistente social concursado?

Com certeza, o cargo de assistente social concurso é o que possui maior reconhecimento dos órgãos público, e nota-se isso através das médias salariais que cada um desses profissionais recebem.

Assim, as médias salariais variam entre R$ 2.400 até R$ 6.000 mensais. Além disso, os títulos de especialização, mestrado e doutorado aumentam essas médias.

Concursos com edital aberto e previsto para assistente social

O cargo de assistente social está presente em diversas áreas e carreiras públicas. Portanto, abaixo você confere a lista de onde trabalhar e dos editais abertos e previstos para 2024:

  • Área da saúde;
  • Área da educação;
  • Área de direitos humanos;
  • Área da Infância e Juventude (ECA);
  • Área policial;
  • Área judicial; e
  • Área da psicologia.

Assim, ao procurar por oportunidades para assistente social se tornar um servidor público, opte por filtrar as áreas que mais deseja atuar ou os locais com maiores salários.

Quer conferir quais editais estão abertos ao cargo de assistente social em 2024? Abaixo você terá acesso aos editais abertos e previstos para o ano.

Vale a pena se tornar um assistente social?

Agora que você já sabe quanto ganha um assistente social concursado e quais editais estão abertos e previstos para 2024, vamos concluir falando sobre a profissão.

A decisão de se tornar um assistente social é pessoal e depende de vários fatores, incluindo interesses, valores pessoais, habilidades e aspirações profissionais.

Além disso, entenda que não são todos os municípios, comunidades, órgãos, dentre outros, que valorizam a profissão.

Profissões e Carreiras

Quanto ganha um diretor de escola?

Deseja saber quanto ganha um diretor de escola? Se você está de olho no cargo, confira aqui quanto pode receber um diretor de escola e quais são os benefícios da profissão.
CONFERIR
*Você permanecerá no site atual
X
Quanto ganha um diretor de escola?
CONFERIR *Você permanecerá no site atual

Desta forma, o concurso público é o caminho mais seguro se você quer ter sucesso na profissão, ganhando bem. Mas o trabalho não deixa de ser árduo.

Portanto, analise seu interesse e seu amor por ajudar as pessoas antes de aceitar este desafio.

Cindy Borges
Professora de Direito, Filosofia e Sociologia. Especialista em Direitos Humanos, Filosofia e História. Redatora por amor e pianista de coração.