Saiba como ser professor sem licenciatura e as opções de formação

Quer saber como ser professor sem licenciatura? Então, veja aqui as opções de formações, além de outras formas de dar aula.

Você quer saber como ser professor sem licenciatura? Então, saiba que existem algumas alternativas de formação que podem te ajudar. Além disso, há outras formas de se tornar um docente, mesmo para quem é tecnólogo ou bacharel. Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos te contar mais detalhes sobre como ser professor sem licenciatura abaixo. Confira!

Como ser professor sem licenciatura (Imagem: Julia M Cameron/Pexels)

Quais são as exigências para ser professor na rede pública de ensino

Para atuar como professor nas escolas da rede pública, é necessário atender a requisitos que variam de acordo com a etapa de ensino. Veja a seguir quem pode lecionar em cada uma dessas fases.

Ensino Infantil

Para lecionar na educação infantil, que abrange creches e pré-escolas, o professor deve possuir uma formação em Pedagogia com habilitação específica para essa faixa etária.

Esse curso fornece a base pedagógica necessária para trabalhar com crianças pequenas, abordando aspectos do desenvolvimento infantil e métodos de ensino apropriados para essa etapa.

Ensino Fundamental

Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), a exigência é similar à do ensino infantil. Isto é, o professor deve ter formação em Pedagogia

Neste caso, o pedagogo é responsável por ensinar todas as disciplinas básicas como português, matemática, ciências, história e geografia.

Já para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a exigência é mais específica.

O professor deve ter uma licenciatura plena na área em que pretende lecionar. Por exemplo, para dar aulas de ciências, o professor deve ter uma licenciatura em Ciências Biológicas ou áreas correlatas. 

Ensino Médio

Para lecionar no ensino médio, os requisitos são semelhantes aos dos anos finais do ensino fundamental. Ou seja, o professor deve ter uma licenciatura plena na disciplina que pretende ensinar. 

Devido à complexidade e ao nível mais elevado dos conteúdos, é fundamental que o docente seja especializado na área de conhecimento correspondente.

Opções de formação para bachareis e tecnólogos que querem dar aula

Em primeiro lugar, vale destacar que bachareis e tecnólogos que querem dar aula podem iniciar um curso de licenciatura e lecionar em escolas da rede pública após 6 meses do início do curso.

Além disso, também é possível realizar um curso de complementação pedagógica, que costuma ter duração de 1 a 2 anos. 

Este curso é voltado para profissionais que possuem um diploma, mas que não possuem licenciatura. 

Sendo assim, ele oferece a formação pedagógica necessária para atuar como professor, possibilitando a transição para a área educacional e habilitando o profissional a lecionar em sua área de formação.

Outras formas de ser professor sem licenciatura 

A carreira de professor é uma das mais nobres e essenciais na sociedade, responsável por moldar as futuras gerações e transmitir conhecimento. 

Embora a licenciatura seja a formação mais comum para quem deseja atuar na docência, há outras maneiras de se tornar professor. 

Se você tem interesse em lecionar, mas não possui uma licenciatura, saiba que abaixo vamos mostrar as diferentes possibilidades de formação que podem abrir as portas para o ensino.

Atuação em cursos livres

Uma das alternativas para quem deseja ensinar sem ter uma licenciatura é atuar em cursos livres, que podem incluir áreas como idiomas, informática, música, artes etc. 

Geralmente eles não exigem uma formação específica em licenciatura. Na verdade, o que conta nesses casos é o conhecimento prático e a experiência na área que você pretende ensinar. 

Por isso, se você é um profissional experiente ou possui um conhecimento especializado em determinado assunto, pode se candidatar para dar aulas em escolas de cursos livres, centros culturais ou criar seu próprio curso online.

Docência em escolas técnicas e profissionalizantes

Outra opção é atuar como professor em escolas técnicas e profissionalizantes. 

Essas instituições oferecem cursos voltados para a formação técnica e profissional, preparando os alunos para o mercado de trabalho em áreas específicas como eletrônica, mecânica, informática etc.

Porém, em muitas dessas escolas, é necessário ter uma graduação e uma pós-graduação na área de atuação ou uma complementação pedagógica, além da graduação.

Aulas particulares e reforço escolar

Outra alternativa é oferecer aulas particulares ou de reforço escolar. Aqui, a exigência de formação formal é geralmente menor, desde que você tenha domínio do conteúdo que está ensinando.

Sendo assim, o bacharel ou tecnólogo pode dar aulas naquelas áreas que estudou na faculdade e que tem bastante domínio.

Já que muitos pais e alunos buscam tutores que possam oferecer atenção individualizada, essa pode ser uma ótima maneira de ser professor sem licenciatura.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

0

Carregando Oportunidades… Aguarde