Como se Inscrever no Prouni, Programa com Bolsas de 50% e até 100% de Desconto

Saiba como se inscrever no Prouni com um passo a passo. Confira!

publicidade

Sabia que a sua nota do Enem pode ajudar você a estudar de graça na faculdade particular? Com o Prouni, essa oportunidade é possível, principalmente se você não tem condições de arcar com uma mensalidade. 

Desde 2004, o Prouni vem fazendo a diferença na vida de muitos brasileiros, possibilitando maiores chances no mercado de trabalho. 

Quer saber como se inscrever? Confira um Passo a Passo completo para você realizar a sua inscrição e garantir sua bolsa de estudos. 

publicidade
Conteúdo Relacionado

Bolsas de Estudo de até 70% de Desconto

Descontos na Mensalidade: ganhe bolsas de estudos de 70% nos seu cursos de graduação. Inscreva-se com o nosso Passo a Passo.
QUERO APROVEITAR
Você permanecerá no site atual

Requisitos para participar do Prouni

Assim como os demais programas sociais do Governo Federal, existem algumas regras que precisam ser cumpridas pelo candidato. Isso porque, é possível destinar o benefício aos alunos que realmente precisam. 

Sendo assim, é fundamental conhecer os principais requisitos estabelecidos pelo Programa Universidade para Todos. Dessa forma, você consegue realizar sua inscrição e evitar qualquer contratempo.

Variavel
source
Para receber vagas, basta se cadastrar

Abaixo, você confere os requisitos principais:

  • Ter feito o Enem;
  • Apresentar nota de 450 na média das provas, sem ter zerado a redação;
  • Alunos que concluíram o  ensino médio em escola da rede pública;
  • Alunos que cursaram o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral;
  • Alunos que cursaram o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência.
publicidade

Saiba que é essencial conhecer todas as regras estabelecidas pelo Prouni. Assim, você consegue garantir sua bolsa de estudos sem qualquer contratempo.

Além disso, é importante destacar que a seleção do Programa Universidade para Todos abre seleção a cada duas vezes ao ano. Sendo: no início do primeiro semestre e no segundo semestre. 

Dessa forma, o aluno possui mais chances de garantir sua qualificação profissional, além de garantir boas oportunidades no mercado de trabalho.

Como conseguir uma Bolsa de Estudos no Prouni?

Agora que você já sabe quais são os requisitos para participar, a próxima etapa é a inscrição. O processo é bem simples, mas é necessário se atentar a algumas informações solicitadas. 

Então, é importante saber que o processo de inscrição é feito através da internet. Para isso, é necessário acessar o site do Prouni aqui, em seguida, insira seu número de inscrição do Enem e a sua senha de acesso. 

Após isso, é possível escolher as opções dos seus cursos, lembrando que você pode selecionar até duas alternativas de graduação, dos que estão disponibilizados. 

No entanto, caso você queira trocar de curso após a inscrição, saiba que pode! Isso porque, durante o período de inscrição, o sistema permite realizar essa alteração.

Resultado do Programa

O resultado do Prouni é disponibilizado através da internet, no qual você pode acessar o site oficial do Programa Universidade para todos. 

Então, caso você seja aprovado, é necessário dar início ao processo, apresentando interesse pela bolsa de estudos. Em seguida, começa a entrega de documentos na instituição escolhida.

Para isso, os aprovados precisam comparecer presencialmente na faculdade e apresentar seus documentos necessários. Por fim, basta realizar a matrícula na instituição privada.

Para acompanhar o resultado, você precisa ler o edital do programa, onde informam as informações do cronograma completo.

Como funcionam as bolsas oferecidas pelo Prouni?

Vale destacar que o Programa Universidade para Todos disponibiliza duas modalidades de bolsas, sendo: parcial e integral. Mas afinal, como elas funcionam e para quem são destinadas?

Bolsa de estudo integral

As bolsas integrais são de 100%, onde o aluno tem a sua graduação totalmente paga pelo programa. 

Além disso, para o candidato conseguir essa modalidade, a sua renda familiar precisará ser de até um salário mínimo e meio.

Bolsa de estudo parcial

Já as bolsas parciais são de 50%, no qual o programa paga metade do curso e a outra parte é custeada pelo candidato. 

Com isso, o participante precisa ter uma renda familiar per capita de até três salários mínimos para garantir a bolsa de estudo de 50%. 

O Programa Universidade para Todos é fundamental para quem deseja ingressar na faculdade com a nota do Enem. Isso porque, o projeto concede descontos especiais aos candidatos que se encaixam nos requisitos exigidos.

Além disso, saiba que existem outros programas iguais ao Prouni, que oferecem descontos de até 91% nas mensalidades. Quer saber quais são? Então, clique no botão abaixo e confira!

Conteúdo Relacionado

Inscreva-se no Educa Mais Brasil

Descontos na Mensalidade: ganhe bolsas de estudos de 70% nos seu cursos de graduação. Inscreva-se com o nosso Passo a Passo.
Como se inscrever
Você permanecerá no site atual